sábado, 5 de dezembro de 2009

Virando Realidade...


O sorteio da Copa do Mundo reservou muitas coincidências se virmos as formações dos grupos de Copas recentes. Vamos lá, falar sobre todos eles. Aproveito para deixar meus palpites! E claro, palpites que serão refeitos perto da Copa, quando soubermos mais sobre os países, jogadores machucados, resultados de amistosos, etc, etc, etc.

Grupo A
Não é o mais forte do Mundial, mas o mais equilibrado, o mais aberto. Em 2002, França e Uruguai caíram no mesmo grupo A e foram eliminados por Dinamarca e Senegal. Eu não me surpreenderia se os dois fossem eliminados de novo. Mas me surpreenderia ainda mais se a anfitriã África do Sul conseguisse a classificação.

O time de Parreira é o pior do grupo e um dos mais fracos de toda a Copa. Possivelmente, cai o tabu de um anfitrião nunca ter sido eliminado na primeira fase. O México, com Javier Aguirre, cresceu demais nas eliminatórias e tem grandes chances de beliscar uma vaga. O jogo da primeira rodada entre Uruguai e França, na Cidade do Cabo, é mais do que decisivo. Acho que a garra sobra, mas o talento falta no Uruguai.

Palpite: México passa em primeiro, França em segundo.

Grupo B
A Argentina, para mim, pinta como uma das favoritas para o título. É lógico que o que eles vêm jogando me faz parecer idiota escrevendo a frase anterior. Mas acredito em uma Argentina mais calma e coesa no Mundial e nada melhor do que pegar um grupo baba logo de cara. A Coreia do Sul é fraquíssima, a Grécia só entrou no Mundial porque caiu em um grupo muito fácil nas eliminatórias e a Nigéria, não se enganem, não é mais a mesma.

Se pegar México, Uruguai ou África nas oitavas, simplesmente não consigo imaginar a Argentina fora das quartas de final. E aí, meu amigo, qualquer um pode levar. Grécia e Nigéria decidem a outra vaga e aqui vou apostar no fato de a Copa ser na África.

Palpite: Argentina em primeiro, Nigéria em segundo.

Grupo C
Tranquilidade absoluta para a Inglaterra, que deve ganhar as três antes de um duelo certamente difícil de oitavas de final. A maioria tem colocado os EUA como favoritos para a segunda vaga, mas eu acho que a Eslovênia, acostumadíssima ao frio, pode surpreender. É um time jovem, talentoso e que deixou a Rússia fora da festa. Os EUA, contra os grandes, se defendem bem. Contra os médios, precisam jogar. E aí não têm a mesma constância.

Palpite: Inglaterra em primeiro, Eslovênia em segundo.

Grupo D
Para mim, imprevisível. Se não fosse a Alemanha, que é sempre a Alemanha, eu arriscaria dizer que Sérvia e Gana deixariam qualquer outro cabeça de chave com a pulga atrás da orelha. Pobre Sérvia, time muito bom, mas de novo em um grupo muito difícil (em 2006, com Holanda, Argentina e Costa do Marfim), assim como Gana (em 2006, pegou Itália, República Tcheca e EUA).

Não dá para apostar contra a Alemanha, que além de ter um bom time é ponta firme demais na hora H. Mas um segundo lugar e um duelo contra a Inglaterra nas oitavas formam um cenário pra lá de normal. A Sérvia jogou a França para a repescagem nas eliminatórias, mas uma vez mais aposto no fator continental e aposto em Gana, com Essien e companhia.

Palpite: Alemanha em primeiro, Gana em segundo.

Grupo E
Outra chave bem chatinha, equilibrada. A Holanda foi muito bem nas eliminatórias e na primeira fase da última Eurocopa. É um time compacto, liderado por Sneijder e com atacantes talentosos na frente. A Dinamarca volta após oito anos fora da Copa e Camarões é outra seleção africana empolgada por jogar "em casa". O Japão não deve entrar, mas pode tirar pontos com sua consciência tática. Será que Eto'o brilha no Mundial? Acho que sim (vide lá pra baixo meu palpite das oitavas). E a Dinamarca, na minha opinião, está aqui porque aproveitou muito bem o despiste da concorrência no começo das eliminatórias.

Palpite: Holanda em primeiro, Camarões em segundo.

Grupo F
Que baba, não? A Itália está dando graças a Deus. Mas é ruim para os italianos estar em um grupo tão fácil, pode faltar competitividade na hora de encarar Holanda, Camarões ou Dinamarca nas oitavas. A Eslováquia pode incomodar, mas acho que o Paraguai é mais experiente, e isso vai falar mais alto na decisão da segunda vaga.

Palpite: Itália em primeiro, Paraguai em segundo.

Grupo G
Casca para a seleção de Dunga. Vai ganhar da Coreia do Norte (todos vão) e a partida contra a Costa do Marfim, na segunda rodada, é fundamental. O Brasil costuma atropelar os africanos quando o jogo é de campeonato. Se tropeçar, no entanto, a seleção vai ter que decidir vaga contra Portugal na última rodada. Portugal não é mais o mesmo de Felipão, tem um técnico bem mais fraco. Por isso, sigo apostando no fator continente. Sem ver os grupos, até colocaria a Costa do Marfim em uma eventual semifinal de Copa, mas, pelo cruzamento formado, não será o caso. A esperança de Portugal é ter um Cristiano Ronaldo em forma e inspiradíssimo.

Palpite: Brasil em primeiro, Costa do Marfim em segundo.

Grupo H
Uma moleza para a Espanha. O problema depois é jogar com Brasil, Costa do Marfim ou Portugal nas oitavas. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, essa não é mais a Espanha entregona de outros tempos. É um time que aprendeu a ganhar, a ser campeão, a jogar grandes partidas. A Suíça e o Chile vão disputar a segunda vaga, mas tivemos uma demonstração recente aqui na América do Sul da capacidade do técnico Bielsa e a qualidade do jovem time chileno.

Palpite: Espanha em primeiro, Chile em segundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário