sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Bola ou Apito???


É lamentável que o Campeonato Brasileiro chegue a essa fase final e decisiva sob os holofotes da repercussão dos erros de arbitragem.
Não há dúvidas de que seja o melhor campeonato dos últimos anos, do ponto de vista do equilíbrio, e em vez de se discutir os craques, os gols, e os times, fala-se apenas dos equívocos do apito.
Desde que o Futebol existe, os árbitros são protagonistas de lances que geram polêmicas, e intermináveis discussões em mesas redondas ou de boteco. E será sempre assim. Afinal, estamos falando de seres humanos, pessoas honestas, até prova em contrário, que erram e acertam, sujeitos às chuvas e tempestades.
O que é saudável, em vez de inúteis acusações e ilações irresponsáveis,seria debater sobre a profissionalização da arbitragem e do uso da tecnologia e o “olho da Tv” para melhorar a qualidade do apito.
Enquanto isso não acontece, prefiro acreditar que num campeonato longo de pontos corridos, os erros de arbitragem se compensam e que não há menos ou mais favorecidos e ou prejudicados.
Times que jogam mal se escondem nas desculpas, às vezes esfarrapadas, de que foram prejudicados peça arbitragem. Técnicos usam o escudo dos erros dos árbitros para esconder os próprios equívocos.
Já passou da hora de falarmos mais da bola e menos do apito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário