sexta-feira, 31 de julho de 2009

Vai para onde?


O Lédio fez uma excelente previsão do que pode acontecer com o brasileirão daqui para frente. Concordo com ele e você?


"Fim da 15ª rodada. Novo líder. Mesmo lanterna. Nova composição do G4. Mesmos times na fila. Mas a grande dúvida é: vai ou não vai? O JA tentará responder (ou palpitar).



Palmeiras (1º, 31 pontos) - Finalmente na liderança após a difícil vitória de 1 a 0 sobre o Fluminense, no Palestra Itália. Jogou bem, mesmo sem espaço e contra um esquema defensivo compacto e bem armado. Com Marcos, Armero em excelente fase, um meio de campo que vive fase extraordinária (Pierre, Cleiton Xavier e Diego Souza) e com Obina inspirado, o Palmeiras dá pinta de que será protagonista e será mesmo. Ainda mais com Muricy Ramalho. Palpite: Pode até oscilar, mas brigará até o fim pelo título. Só não acho que teremos uma equipe disparada esse ano.


Atlético Mineiro (2º, 28 pontos) - Segundo tropeço seguido. Desta vez no Maracanã, diante do Flamengo. Começou bem - fez 1 a 0, com Eder Luis -, mas desandou, a partir do momento em que Andrade mandou Williams colar em Serginho. Aí, o time não se encontrou mais e levou um passeio, com o placar final de 3 a 1 para os rubro-negros, gols de Leo Moura, Kleberson e Everton. Ainda acredito no Galo. Mas não dá para abalar muito com os maus resultados. Nesse campeonato, não há espaço para depressão. Palpite: até que me prove o contrário, vai seguir na luta pelo título ou, no mínimo, pelo G4.


Internacional (3º, 27 pontos) - Depois da sacudida de Fernando Carvalho, o time melhorou contra o Barueri. Mesmo assim, fez 2 a 0 e foi dormir. Tomou o 2 a 2 e quase entrega. A vitória no fim, com o gol de Sorondo, trouxe o alívio para Tite. O Inter precisa deixar de ter apagão. Não só o time, mas como alguns jogadores, que insistem em estar no off, como Bolívar, D´Alessandro, já afastado, e Kleber. Palpite: é candidato ao título. Com esse elenco, não dá para pensar diferente. Mas precisa jogar mais.


Goiás (4º, 26 pontos) - Um time que tem dois laterais excelentes, zagueiros razoáveis, um meio de campo guerreiro e um ataque muito bom, não pode ser descartado. Já são quatro vitórias seguidas, com 10 gols pró e 2 contra. O time é bom e tem um treinador (Hélio dos Anjos) que tem tudo sob controle. Palpite: vai depender da força do elenco. O time já mostrou ser confiável. Ainda tenho dúvidas se continuará pelo G4. Prefiro observar mais.


Vitória (5º, 24 pontos) - Entrou naquela fase intrigante de ganhar em casa e perder fora. Mas é um time com muita qualidade, embora jovem demais, o que explica a irregularidade. Mas, mesmo com a goleada de 4 a 0 contra o Avaí, na Ressacada, não pode ser visto como decadente. O Vitória merece respeito, pois tem qualidades que já o levaram longe na Copa do Brasil e no Brasileirão. Palpite: estará sempre na primeira metada da tabela. Mas vai oscilar.


Corinthians (6º, 24 pontos) - Já estive mais otimista, mas ainda entendo ser possível brigar em cima. Não adianta pensar em G4 - o Corinthians já está na Libertadores. A questão é ganhar o Brasileirão, algo perdido desde 2005. Mas o desmanche é sério, contínuo e pode trazer ainda mais danos. Já são dois jogos sem vitória. Tem que vencer o Avaí, domingo, no Pacaembu. Se tropeçar, desgarrará ainda mais do Palmeiras, já com sete pontos de frente. Palpite: Aguardemos um pouco. Talvez o G4, mas, para o Timão, não valerá nada.


Flamengo (7º, 23 pontos) - Se mantiver Andrade, é candidatíssimo a uma vaga no G4. O time é bom. A hora é de apostar no ex-jogador, reinvindicado por torcida e jogadores, e ganhar paz e estabilidade. Contra o Atlético Mineiro, o time jogou muito bem, soube reverter o resultado e mostrou ter recuperado Leo Moura. Everton e Kleberson jogaram bem demais. Emerson é muito bom jogador e Adriano, mesmo pesado e com suas idiossincrasias fora de campo, é um baita centroavante. Palpite: brigará firme pelo G4.


Avaí (8º, 22 pontos) - Cinco vitórias seguidas. 13 gols marcados e 2 sofridos. O Avaí acabou com qualquer especulação se cairá. Para mim, não será mais rebaixado. Com essa arrrancada, ganhou a confiança dos torcedores e a personalidade para o time vem a reboque. Claro que oscilará. A fase esplendorosa não durará para sempre. Porém, o time ganhou o gás e o fôlego que precisava. E parabéns a Silas pelo trabalho e a diretoria do Avaí por ter fugido ao lugar-comum e não ter demitido o treinador na hora ruim. Palpite: zona intermediária, sem sustos.


Barueri (9º, 22 pontos ) - Três jogos sem vitória: um empate e duas derrotas seguidas. Chegou a hora de o Barueri provar que não é pequeno. Se não se estabilizar rapidamente, cairá mais e brigará na parte inferior. Mas ainda acho que se recupera. Palpite: Brigará pela Sul-Americana.Grêmio (10º, 21 pontos) - Sete jogos fora de casa. O Grêmio perdeu seis e empatou 1. Se continuar com esse desempenho medíocre - ganhando em casa e perdendo fora -, o Grêmio terminará onde está: no meio da tabela. Mas tem time para ir muito mais longe. Eu ainda aposto. Palpite: Brigará, no mínimo, pelo G4.


São Paulo (11º, 21 pontos) - Quatro jogos invictos, com três vitórias e um empate. Hernanes voltou a jogar bem. Com três zagueiros, Ricardo Gomes acertou o time. E, na onda da maré boa, o treinador começa a ganhar respaldo no Morumbi. Nesse momento, o São Paulo está a cinco pontos da zona da Libertadores. A pergunta é: dá para recuperar o tempo perdido? Ainda não sei… Palpite: Brigará, no máximo, pelo G4.


Santos (12º, 20 pontos) - Não me pega. Time jovem, instável e conturbado. Vanderlei Luxemburgo tera que fazer mágica, ainda mais com aquela defesa. Palpite: meio de tabela para baixo.


Santo André (13º, 18 pontos) - A demissão de Sergio Guedes foi um pecado. Não acredito mais. Com todo respeito. Palpite: do meio para baixo.


Cruzeiro (14º, 17 pontos) - Naturalmente, subirá. Está a 9 pontos da zona do rebaixamento. Acredito que, com uma sequência de vitórias, entrará na briga pelo G4. Mas precisa reforçar a zaga. Como está, não dá. Palpite: Briagrá pelo G4;



Coritiba (15º, 16 pontos) - Não consegue deslanchar, apesar de time bom e que poderia estar muito mais bem colocado. A equipe parece ansiosa demais e jogadores fundamentais, como Pedro Ken, não conseguem convencer. Palpite: meio de tabela.


Botafogo (16º, 16 pontos) - Tem jogado bem, mas não consegue ganhar a maioria dos jogos. Empata demais: sete jogos em 14 (50%). É como o Coritiba: poderia ser mais do que é nesse Brasileirão. Assim… Palpite: no máximo, Sul-Americana. Mas não cairá.


Sport (17º, 13 pontos) - A chegada de Péricles Chamusca pode ser o empurrão que faltava para o time sair do sufoco. A cornetagem na Ilha do Retiro atrapalha demais. Mas ainda entendo que uma boa arrancada tirará o time do buraco. Palpite: zona da marola.


Atlético-PR (18º, 12 pontos) - Aposta em treinadores errados, instabilidade, nervosismo, tensão dentro do elenco. Mas, com os reforços e com uma futura escolha bem feita de técnico, o Furacão pode respirar. Palpite: aguardemos. Mas não pode sonhar muito alto.


Fluminense (19º, 11 pontos) - Duas vitórias em 15 jogos é um pouco de menos. 8 derrotas no mesmo período é um pouco demais. Time jovem e elenco curto. Coquetel perigoso. Palpite: brigará para não cair.


Náutico (20º, 11 pontos) - Mesmo cenário do Fluminense. Palpite: Brigará para não cair."
Fonte: Jogo Aberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário