quinta-feira, 7 de maio de 2009

Barça


Como não assisti ao jogo, vou pegar emprestado reportagem do site da ESPN.

Foi no fim e de forma dramática. O Barcelona conseguiu classificação sofrida ao empatar com o Chelsea por 1 a 1 nesta quarta-feira e está na final da Uefa Champions League. A equipe catalã enfrentará o Manchester United na decisão, dia 27 de maio, em Roma. Com a classificação, o Barça quebra a escrita que possui com o Chelsea em mata-mata na competição européia.

Nos confrontos entre os dois times na Champions, sempre passou à próxima fase a equipe que mandou a segunda partida em casa. Em 04/05, nas quartas-de-final, o time inglês venceu o clube catalão, que em 05/06, na mesma fase, deu o troco

A forte marcação do Chelsea anulou a velocidade e eficiência do ataque do Barcelona durante boa parte do jogo, mas Iniesta marcou um golaço histórico aos 48 do segundo tempo, que garantiu o clube espanhol na final. O Barça impediu a quarta decisão entre clubes do mesmo país.

Em 99/00, os espanhóis Real Madrid e Valência decidiram a taça. Três anos depois, em 02/03, Milan e Juventus fizeram a final italiana. Na temporada passada, Manchester United e Chelsea se enfrentaram na decisão. Nesta ocasião, o time londrino foi derrotado pelo Manchester nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal e prorrogação sem gols.Para a final contra o United, o técnico Josep Guardiola terá os desfalques de Daniel Alves, suspenso por ter recebido o segundo cartão amarelo, e de Abidal, expulso na partida desta quarta-feira.

Na única vez em que o Barcelona enfrentou um clube inglês em uma decisão de Champions (na temporada 05/06, contra o Arsenal), o time espanhol foi campeão, com o placar de 2 a 1.

O Jogo

O Barcelona iniciou a partida apostando na posse de bola. Porém a competente marcação do Chelsea impediu que o clube catalão conseguisse criar chances de gol. O jogo se concentrou no meio de campo durante os primeiros dez minutos, até que Lampard girou em cima da marcação na entrada da grande área e cruzou a bola. A zaga do Chelsea desviou o perigo, porém não contava com a sorte de Essien, que acertou um sem pulo e chutou no ângulo direito do goleiro espanhol Víctor Valdés.Com o placar aberto para o Chelsea, a equipe da casa passou a controlar a partida, fazendo uso de uma defesa bem postada e de velocidade na saída para os contra-ataques. E foi assim que Lampard quase amplia, aos 17. Mas o chute o meia inglês foi para fora.Aos 21, o brasileiro Daniel Alves cobrou falta perigosa. O goleiro Petr Cech, no entanto, apenas olhou a bola sair pela linha de fundo.

Quatro minutos depois, o Chelsea assustou por duas vezes a torcida catalã. O atacante Drogba perdeu uma das chances mais claras do jogo. Victor Valdés, no entanto, jogou de joelho a bola para escanteio. Na cobrança, o capitão John Terry cabeçou rente a trave pela linha de fundo.Um minuto depois, Drogba caiu na área a pediu pênalti. O árbitro mandou o jogo seguir. Aos 29, Iniesta levou perigo ao gol do Chelsea, mas Petr Cech fez boa defesa. O jogo seguia um ritmo ditado pela posse de bola do Barcelona, mas o clube inglês era competente em sua marcação.

Novas chances de gol apenas nos acréscimos, aos 47, quando Xavi perdeu duas oportunidades de marcar. Na primeira, o chute do meia espanhol parou na zaga do Chelsea. Na segunda, o chute saiu pela linha de fundo.O segundo tempo começou morno, com muitas faltas no meio de campo. Entretanto, com cinco minutos de jogo, o Chelsea por duas vezes quase ampliou. Drogba dominou na área, cortou a marcação e chutou forte para ótima defesa de Victor Valdés. No rebote, após a zaga afastar, Malouda disparou um petardo em cima da defesa espanhola, que desviou a bola pela linha de fundo.

Mesmo com o domínio da bola, o Barcelona não conseguia finalizar com precisão. Do outro lado, o Chelsea sempre levava perigo em seus contra-ataques. Aos 20 minutos, Anelka cavou falta na entrada da área e conseguiu a expulsão de Abidal.O que se viu a partir daí foi um Barcelona saindo para o ataque com certo desespero, mas por vezes assustando o torcedor do Chelsea.

O time inglês tentava manter a posse de bola em seu setor ofensivo.Melhor em campo, o Chelsea ainda desperdiçou nova chance com Drogba. Mas o Barcelona chegou ao gol da classificação aos 47 minutos. Messi rolou para Iniesta, que chutou forte, no canto esquerdo do gol defendido por Cech.

Ficha Técnica

Chelsea 1 x 1 Barcelona
Local: Stamford Bridge, Londres
Data: 6 de maio de 2009Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Tom Henning Ovrebo (NOR)Assistentes: Geir Age Holen e Dag-Roger Nebben (NOR)Cartões Amarelos: Daniel Alves (Barcelona), Essien e Alex (Chelsea)
Cartões Vermelhos: Abidal (Barcelona)
Gols: Chelsea: Essien, aos dez do primeiro tempo.Barcelona: Iniesta, aos 48 do segundo tempo.
Chelsea: Cech; Bosinwa, Alex, Terry e Ashley Cole; Anelka, Ballack, Lampard, Essien e Malouda; Drogba (Beletti).Técnico: Guus Hiddink
Barcelona: Victor Valdés; Daniel Alves, Piqué, Touré e Abidal; Xavi Hernandéz, Busquets (Bojan) e Keita; Messi, Eto’o e Iniesta (Gudjohnsen).Técnico: Josep Guardiola

Fonte: Texto-ESPN-www.espn.com.br
Foto-Globo.com-www.globo.com

Um comentário:

  1. Mário 'o previsor'7 de maio de 2009 às 20:55

    Vai aí meu palpite, Barça 2x0. O espanhóis nesta Copa são imbatíveis!

    ResponderExcluir